top of page
  • Foto do escritorupiranga

Jardim Botânico - Jundiaí


O Jardim Botânico de Jundiaí/SP, fica a 58,8 km da Capital, via Rod.dos Bandeirantes, o percurso leva aproximadamente 51 min. . O Jardim Botânico de Jundiaí/ Valmor de Souza (JBJ) - SP, inaugurou em 29 de dezembro de 2.004, surgiu como proposta de recuperação de uma área com longo histórico de degradação.



Atividades de extrativismo mineral, depósito irregular de resíduos e sucessivos incêndios modificaram a vegetação natural e causaram danos à vegetação remanescente. Toda a área do atual Jardim Botânico foi revitalizada e o local ganhou estrutura para atendimento ao público, exposição e reprodução de plantas, trilhas para caminhadas, cascatas, lagos artificiais e jardins temáticos.




Além disso, foi iniciada a implantação de coleções botânicas. Para atender a resolução n° 339/2003, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que estabelece diretrizes sobre o enquadramento dos Jardim Botânicos no Brasil, uma série de atividades foi iniciada. Uma equipe técnica foi definida para trabalhar em atividades de conservação biológica de plantas, pesquisa botânica, educação ambiental, coleta de sementes, produção de mudas e manutenção das coleções botânicas vivas. No Jardim Botânico, você encontrará: 1) Administração e sanitários; 2) Trilha de Borboletas; 3) Trilha dos Beija Flores; 4) Trilha dos Macacos; 5) Trilha do Mirante; 6) Trilha do Orquidário; 7) Espaço África; 8) Jardim Italiano; 9) Jardim de Plantas Aromáticas, com aproximadamente de 50 espécies diferente de plantas; 10) Jardim de Plantas Mediciais; 11) Jardim de Cactos, com cerca de 100 espécies diferentes de cactos, suculentas e euphorbias; 12) Jardim Japonês; 13) Plantas Amazonicas; 14) Plantas da Mata Atlântica; 15) Bosque das Palmeiras; 16) Orquidário com 300 vasos de orquídeas nativas e exóticas; 17) Estufa de Cactos e Suculentas; 18) Casa de Vegetação; 19) Cascata; 20) Ciclovia c/7km de extensão e Pista de Caminhada; 21) Viveiro de Mudas (acesso restrito); 22) Viveiro de Rustificação (acesso restrito); 23) Núcleo de Educação Ambiental; 24) Teatro de Arena; 25) Área de Compostagem. Horário de funcionamento: todos os dias, das 8 às 18hs. Telefone: (11) 4523-1012 / 4582-2468. E-mail: jardimbotanico@jundiai.sp.gov.br

 

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page